Como funciona o Ozempic?
O fármaco semaglutida foi desenvolvido para ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar a glicemia.
Comercializado como Ozempic para diabetes, a semaglutida também está aprovada como medicamento para perda de peso sob o nome comercial Wegovy. Ambos os medicamentos são autoadministráveis uma vez por semana através de uma caneta auto-injetora. Ozempic e Wegovy são agonistas do peptídeo-1 semelhante ao glucagon ou GLP-1. Isto significa que estimulam a produção de incretina - um hormônio naturalmente produzido pelo organismo que ajuda as pessoas a sentirem-se saciadas por mais tempo ao retardar o esvaziamento gástrico.
As incretinas também atuam no hipotálamo, uma parte do cérebro que controla os sinais de fome, reduzindo assim o apetite e a vontade de comer.
Um ensaio clínico realizado pela farmacêutica Novo Nordisk concluiu que, ao longo das 68 semanas do estudo, aqueles que tomaram Wegovy perderam 14,9% do seu peso corporal. Aqueles que receberam o placebo perderam apenas 2,4% do seu peso.
Devido à forma como a semaglutida afeta o estômago, efeitos colaterais gastrointestinais como náuseas e vómitos são possíveis.
E quando o paciente interrompe o uso da semaglutida, o peso perdido pode ser recuperado. Wegovy é o único tratamento semanal com agonista de GLP-1 aprovado para perda de peso, mas a concorrência está a caminho. A Eli Lilly tem um fármaco com aprovação prevista para este ano e a Amgen, Pfizer e outras empresas estão desenvolvendo fármacos concorrentes que prometem doses menos frequentes, perda de peso mais significativa ou menos efeitos colaterais.
Comentários
Postar um comentário